CHAPECÓ
Entretenimento Rota Encantos Rurais de Quilombo supera desafios e conquista premiações neste ano

Rota Encantos Rurais de Quilombo supera desafios e conquista premiações neste ano

77

O grupo de trabalho da Rota Encantos Rurais de Quilombo encerrou as atividades do ano, nessa semana, com comemoração dos desafios superados, metas cumpridas e reconhecimentos obtidos. Entre os destaques estão a conquista do Selo + Turismo, o 2º lugar como Município de Destaque no Turismo Catarinense, o Título Beto Carreiro e a posição entre os finalistas do Prêmio Nacional do Ministério de Turismo 2018.

Para o prefeito Silvano de Paris, os reconhecimentos comprovam a expressão do trabalho desenvolvido e representam um incentivo para que o grupo continue focado no compromisso de fomentar ainda mais a Rota. “Conquistas como essas nos mostram que estamos no caminho certo e, sem dúvida, vamos tornar o município de Quilombo reconhecido no cenário nacional pela qualidade nos serviços prestados aos visitantes”, observou, ao comentar que o selo e os prêmios obtidos em um curto período comprovam e validam as ações em andamento.

Segundo o prefeito, entre as próximas metas estão a participação no processo de licitação para iniciar as obras da passarela nas cataratas de Salto Saudades e a reformulação do Termas de Quilombo com a construção de piscinas térmicas e outros atrativos. “Temos extraordinário potencial turístico que gerará emprego, renda e bem-estar para nossa comunidade”, observou. 

A Rota, que faz parte do Vale das Águas, foi concretizada por meio de um projeto realizado em parceria entre Conselho Municipal de Turismo, SEBRAE/SC, Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Quilombo (ACIQ) e representantes da sociedade civil. É destinada a quem busca viver uma experiência diferenciada no campo e oportuniza ao turista conhecer técnicas de produção, apreciar a natureza e partilhar boas energias. 

Com pouco mais de um ano, até o momento, mais de 1.300 pessoas entre grupos de estudantes, famílias e idosos, tanto da região quanto de outros Estados e países vizinhos, já visitaram as propriedades. Antes de iniciar as atividades, os produtores implementaram melhorias, aproveitando potenciais naturais existentes em suas propriedades, com o suporte dos profissionais do SEBRAE/SC.  

A analista técnica do Sebrae Marieli Musskopf ressalta que o sucesso da Rota Encantos Rurais é resultado do comprometimento entre os envolvidos em cada etapa do projeto. “Foi um ano de muito trabalho, várias conquistas e grandes sonhos para continuar as próximas etapas com o objetivo de promover o desenvolvimento dos empreendedores e do turismo no município”.

O presidente da ACIQ e do Vale das Águas, Rodrigo Conci, enfatizou que a criação da Rota foi fundamental para oportunizar uma fonte de renda complementar aos produtores rurais, valorizar a história local e mostrar os diferenciais da natureza. “No início parecia difícil até mesmo para os participantes, mas percebemos que era viável, pois temos uma região promissora. Quando iniciamos a consultoria do Sebrae, as coisas começaram a se organizar e hoje temos grandes conquistas a comemorar”.

Para Conci, 2018 foi um ano de muito trabalho e resultados. “Recebemos mais turistas do que imaginávamos, obtivemos importantes premiações e percebemos que temos condições de potencializar cada vez mais a região a ser turística, pois temos matéria-prima e pessoas com receptividade maravilhosa. É gratificante ver o resultado e a felicidade dos participantes”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, complementa que integração das forças locais está entre os aspectos que consolida o turismo em Quilombo e região e demonstra que o futuro é promissor. “Encerramos 2018 com a sensação de dever cumprido. Quilombo teve sabedoria para aproveitar e promover o turismo, valorizando as propriedades rurais, fortalecendo o desenvolvimento das agroindústrias familiares e mostrando as belezas das cachoeiras, paisagens e outros atrativos que vêm surpreendendo os visitantes”, finaliza.

MARCOS A. BEDIN

Secured By miniOrange