CHAPECÓ
Geral Sabores únicos são atrativos da Rota do Gole em Quilombo

Sabores únicos são atrativos da Rota do Gole em Quilombo

9499

A Rota do Gole, no município de Quilombo, é uma rota de turismo rural que oferece aos visitantes a possibilidade de apreciar bebidas elaboradas de forma artesanal, com produtos selecionados, em propriedades únicas, além da hospitalidade dos empreendedores rurais. A iniciativa foi lançada, nesta semana, durante solenidade na Cachaçaria da Dona Nelva, na Linha Kennedy. Prestigiaram a solenidade autoridades locais, secretários municipais, membros do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) e empresários integrantes dos atrativos turísticos do município (Rota do Gole, Rota Encantos Rurais, Cataratas de Quilombo e Termas de Quilombo).

Na Rota do Gole os visitantes podem degustar produtos como cachaças, licores, graspas, vinhos, cervejas e quinados em uma diversidade de sabores para os mais variados paladares. Integram essa rota: Vinícola Dom Udério (Família De Cezaro), Cachaçaria Dona Nelva (Nelva Dal Sasso), Vinícola Busnello (Família Busnello) e Cervejaria Enderle Bier (Família Enderle). A iniciativa tem apoio da Prefeitura Municipal, do Sebrae/SC, do Sicoob, da Cresol Oeste Catarinense e do gerente do Banco do Brasil – Agência de Quilombo Daniel Marcos Moretti.

A Rota do Gole mantém as tradições passadas entre as gerações, agrega valor aos produtos do município e incrementa ainda mais opções para os turistas. A iniciativa faz parte de um processo natural nas destinações turísticas que é a reoxigenação da oferta com novos atrativos e equipamentos necessários para manter a atratividade de um destino. A qualificação para o atendimento na rota, a melhoria das propriedades, organização, embelezamento, rótulos, embalagens e apresentação de produtos contou com suporte do Sebrae/SC. As ações foram coordenadas pelas consultoras credenciadas à entidade Karla Hall e Sílvia Nowalski.

O prefeito Silvano de Pariz, no lançamento da Rota do Gole, antecipou o desejo de tornar as rotas de turismo rural, por meio de lei municipal, em programas de governo, que atuarão de maneira contínua independentemente de partido político. “Uma analogia que representa esse momento é sobre impressões e legado. Quando tocamos em algum objeto deixamos nossas impressões, mas quando tocamos em pessoas falamos de vidas transformadas. É justamente isso que tem acontecido com Quilombo”, destacou.

A presidente do COMTUR, Noemi T. Pasqualotto, acompanhou toda a trajetória de desenvolvimento do setor no município. “Iniciamos os trabalhos em 2017, mas os resultados não acontecem da noite para o dia, é necessário estruturação, comprometimento e muita persistência. Se tem um dinheiro público que foi bem investido é este de fomentar uma nova atividade. Temos que gravar essa data e divulgar esse atrativo como uma degustação de nossos produtos”, afirmou ao agradecer o Sebrae/SC pelo suporte disponibilizado.

Para a representante da Rota do Gole, Nelva Dal Sasso, o lançamento da nova rota representa a concretização de um sonho, que há muitos anos está em planejamento. “Somos gratos por todo o apoio que recebemos nessa caminhada”, agradeceu.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Lenoir Bigolin, Quilombo está se projetando para o turismo e a nova rota de turismo rural é um mecanismo para a concretização desse anseio, por isso a importância de unir esforços da iniciativa pública, do setor privado e de entidades empresariais. “A Rota do Gole proporciona a degustação de produtos que são feitos da nossa terra. Isso foi possível graças à coragem e à bravura dos empreendedores, o COMTUR atuante e o envolvimento das empresas locais”, comentou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Kauana Vailon, parabenizou os empreendedores e todos os apoiadores da nova rota de turismo rural. “Esse é mais um atrativo oferecido por esse segmento que está despontando na economia regional. Foi um trabalho feito a muitas mãos, o que mostra que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda temos muito a desbravar”, expôs.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Metzger Jacobus, relembrou que em parceria com a Administração Municipal foram aprimorados os setores de turismo, apicultura e vitivinicultura. “Nestes longos anos colhemos muitos frutos e esperamos que essa parceria perdure para que possam continuar esse trabalho de aprimoramento e suporte aos pequenos negócios locais da área urbana e rural”, antecipou.

HISTÓRICO

Em cinco anos o município de Quilombo inaugurou duas rotas de turismo rural, revitalizou o Termas de Quilombo, revitalizou a Praça Municipal e inaugurou as Cataratas do Salto Saudades. Investimentos que resultaram em um prêmio estadual e outro do Ministério do Turismo, além do Selo Mais Turismo do Prodetur, inserindo o município no Mapa Nacional do Turismo e tornando-o apto a receber recursos para o setor.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional