Nesta sexta-feira, (03/04) o prefeito de Santiago do Sul/SC, Julcimar Lorenzetti , decretou situação de emergência no Município, devido à estiagem. Conforme o Decreto, Nº140/2020 a estiagem prolongada, provocada pela redução das chuvas regulares, que atinge o Município desde 25 de novembro de 2019, tem causado drástica redução no volume de água de rios, córregos, mananciais e fontes, sendo que muitos já se encontram sem água.
A estiagem tem causado impactos diretos na produtividade, qualidade e custos da produção agropecuária e muitas lavouras foram prejudicadas e os animais sofrem com a falta de água em propriedades no interior, que necessitam serem abastecidas com auxilio de maquinário municipal.
O prefeito Julcimar, Lorenzetti, pede conscientização da população, quanto ao consumo racional da agua “ infelizmente, as previsões não são nada otimistas quanto a chuvas. O que esperamos em uma hora dessas? É que haja economia de água!
Com o decreto, o município espera receber auxílio do Governo do Estado e tomar outras medidas para amenizar a situação. “Estamos fazendo isso a fim de buscar mais recursos para minimizar a situação dos produtores”, comenta o Prefeito.