CHAPECÓ
Notícias São Domingos investe no desenvolvimento estruturado

São Domingos investe no desenvolvimento estruturado

Município lança Programa Cidade Empreendedora.

9117

Aproximar a Administração Municipal do setor privado para que o município cresça de maneira planejada e estruturada e possa ter novas oportunidades. Com esse objetivo o município de São Domingos, no oeste catarinense, lançou na última sexta-feira (21) o Programa Cidade Empreendedora. O evento ocorreu no gabinete do prefeito com a presença de lideranças locais, servidores municipais e representantes do Sebrae/SC.

O prefeito Márcio Luiz Bigolin Grosbelli antecipou que seu desejo é ter um município próspero e pujante e para isso tirará do papel novos projetos que beneficiarão todos os moradores. “Defendemos a união e o trabalho em conjunto, independentemente, da sigla partidária porque o que queremos desenvolver é maior do que isso”, argumentou ao comentar que quando o comércio participa ativamente das decisões o município é mais forte.

Para o gestor municipal, os desafios do Poder Público são de estimular e preparar as empresas locais para serem mais competitivas e produtivas no pós-pandemia. Outro grande trabalho pela frente, segundo Grosbelli, será na área do turismo. “Sabemos que esse setor é muito importante para movimentar todas as atividades econômicas, por isso nossa intenção é atuar na busca do desenvolvimento de todo o município”.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Gleicon Cardoso, com a ativação da secretaria serão colhidos bons frutos, principalmente com a parceria do Sebrae/SC. “Entre as ações que serão executadas estão: planejamento ambiental e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável; levantamento de oportunidades; mais empresas; pack de horas de atendimento para a Sala do Empreendedor; plano de marketing turístico; desenvolvimento e promoção do destino e artesanato”, antecipou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, comentou que vários municípios tem dificuldade em crescer e criar novos ciclos de crescimento, até não ser mais sustentável. “Nesses casos, se a Administração Municipal não adotar alguma medida comprometerá as gerações futuras. Entre as responsabilidades da gestão municipal está o desafio de fomentar a geração de emprego e renda, que são propulsores do desenvolvimento”, explicou ao parabenizar o prefeito por aderir ao Programa Cidade Empreendedora.

Cidade Empreendedora

O programa será executado até dezembro de 2022 pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. A iniciativa busca promover o desenvolvimento social e econômico dos municípios e realizar a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em várias frentes por meio de diferentes soluções.

Na oportunidade também foi realizado o kickoff meeting, uma breve apresentação do que será executado no município.  Neste ciclo a atuação tem como base cinco pilares: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora.

De acordo com o consultor articulador do programa na região oeste, Américo do Nascimento Júnior, o Cidade Empreendedora chegará a 100 municípios catarinenses neste ano e contribuirá com o desenvolvimento de todo o território no qual será executado.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Secured By miniOrange