SAÚDE – Atividade física regular diminui as chances de quadros graves da COVID

Estudos mostram que 150 minutos por semana reduz o risco de gravidade do coronavírus.

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Pesquisas comprovam que a atividade física regular e moderada reduz o risco da gravidade da COVID.  Isso foi comprovado por pesquisadores espanhóis que publicaram um artigo mostrando que a atividade física regular e moderada de mais de 150 minutos por semana reduz o risco de gravidade.

Um estudo parecido foi realizado em quatro universidades brasileiras e mostrou que praticar atividade física reduz em 34% o risco de internação por Covid-19. De acordo com a pesquisa, 150 minutos de atividade física por semana reduz as chances de ter alguma complicação por causa da doença. O trabalho foi coordenado pelo pesquisador Marcelo Rodrigues, do Instituto do Coração (InCor) da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), e teve participação de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

O ortopedista, Dr Danilo Moretto enfatiza que já é sabido que sobrepeso, obesidade e sedentarismo estão relacionados ao aumento da gravidade da COVID. “Atividade física muda a sua vida, melhora a sua imunidade, o seu sono e problemas de ansiedade”.

Moretto acrescenta que quem está com sobrepeso tem 17 vezes maior sua chance de internação. Se é obeso tem 20 vezes mais chance de internação e sedentários tem 5 vezes maior chance de internação. A atividade física é capaz de aumentar a função imunológica, reduzir a inflamação sistêmica, aumentar a saúde pulmonar, cardiovascular e melhorar a saúde mental.

Ortopedista orienta que para atingir o limite de atividade física de 150 minutos ao longo de uma semana, é preciso se exercitar por um pouco menos de 22 minutos todos os dias. Para quem não pratica nenhuma atividade, com as estratégias certas, é possível atingir a meta diária com pouquíssimas interrupções no estilo de vida. “Podemos começar com caminhadas diárias. Uma caminhada rápida é um dos exercícios que mais aumentam a saúde e queimam gordura. Se você tem um cachorro, poderia adicionar esse tempo às suas caminhadas diárias com o seu animal de estimação”.

Foto Darlei Lottermann