CHAPECÓ

    SC – Três cartórios eleitorais farão plantão no sábado

    5

    No próximo sábado (27) os Cartórios Eleitorais de Chapecó, Joaçaba e Mafra, responsáveis por 14 municípios, realizarão plantão de atendimento para o cadastramento biométrico. Em Mafra e Joaçaba, o atendimento será realizado das 9h às 15h; em Chapecó/SC, das 9h às 14h. O eleitor deve agendar o atendimento pelo site do TRE-SC ou pelo 0800 647 4333.

    As Zonas Eleitorais de Joaçaba atendem os municípios de Água Doce, Catanduvas, Erval Velho, Herval D’oeste, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis e Luzerna. Já as Zonas Eleitorais de Chapecó atendem os municípios de Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambú e Paial.

    Os endereços dos cartórios e centrais de atendimento podem ser acessados no site do TRE-SC.

    Cadastramento biométrico

    Para fazer o cadastramento biométrico é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

    A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

    Em Chapecó a biometria será obrigatória a partir de 2019. No entanto, interessados já podem antecipar o cadastro.

    Por Vinicius Claudio / Bárbara Leal (TRE-SC)