CHAPECÓ

    Sebrae/SC realiza 10ª Semana do Microempreendedor Individual

    15

    Oeste – A 10ª Semana do Microempreendedor Individual promovida gratuitamente pelo Sebrae/SC terá início na próxima semana. Na região oeste, a iniciativa conta com a parceria de prefeituras, instituições de microcrédito e entidades empresariais. A programação inclui atendimento especial na sede da coordenadoria regional do Sebrae/SC em Chapecó e nos pontos de atendimento em Xanxerê e Pinhalzinho.

    Durante a semana serão realizadas capacitações por meio de oficinas, workshops e orientações técnicas. O mutirão tem como foco o auxílio a empreendedores que querem se tornar MEI, fazer a declaração anual e esclarecer dúvidas com relação à atividade.

    O gestor Estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio,explica que  a Semana do MEI terá foco para as alterações da categoria jurídica para este ano. “A principal delas está relacionada ao faturamento que passou de R$ 60 mil para R$ 81 mil por ano. Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas, tanto para quem busca a formalização, quanto para os empreendedores formalizados, porém, neste período as ações são mais intensas”.  

    Diego alerta, ainda, para a importância da atenção ao cumprimento de algumas obrigações como pagamento da guia mensal que vence todo dia 20 e realização da Declaração Anual de Rendimentos (DASN-SIMEI). Essa declaração, gratuita, visa informar o faturamento que o MEI teve com o seu negócio ao longo do ano e o prazo de envio encerra em 31 de maio.

    Santa Catarina possui atualmente mais de 260 mil microempreendedores individuais formalizados. Nos 54 municípios da área de abrangência da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, o número atual contabiliza mais de 21 mil MEIs.

    Matéria /CH News/Chapecó Online/Roberto Lorenzon