CHAPECÓ
Notícias Secretária de Educação de Flor do Sertão destaca os desafios do setor...

Secretária de Educação de Flor do Sertão destaca os desafios do setor durante a pandemia

8496
Com a pandemia do coronavírus e, por consequência, o isolamento social, as escolas tiveram que tomar rumos diferentes para manter a relação aluno-professor. No Centro Educacional Pe. Luís Muhl, em Flor do Sertão/SC, iniciou-se a elaboração de atividades escolares via aplicativo WhatsApp. Aos alunos que não têm acesso à internet as atividades foram impressas e entregues na própria residência.

No mês de maio esse cenário sofreu mudanças, pois o Sistema Educacional Família e Escola, adotado pelo município neste ano, passou a disponibilizar o material pedagógico via plataforma digital. Mais um desafio para direção, professores, alunos e famílias que, obviamente, não estavam preparados para essa novidade. A coordenação pedagógica, então, passou a orientar, primeiramente, cada professor, para que pudessem exercer sua prática pedagógica virtualmente. Em seguida, foram orientados os alunos e familiares, que também receberam os cadernos pedagógicos, materiais que complementam as atividades virtuais. Os alunos que não têm acesso à internet em suas residências recebem o material virtual impresso em casa.

Para a secretária de Educação, Maria Lucia Freiberger, o distanciamento é um grande desafio para a educação, especialmente no ensino fundamental. “Exige capacidade de adaptação de todos os envolvidos, pois nossas instituições de ensino fundamental não estavam preparadas para isso. Para as crianças, a proximidade física dos professores faz muita diferença, mas como por ora é inviável, a tecnologia nos abre portas por meio das quais o aprendizado também é viabilizado”, reconhece, destacando que só o esforço e a dedicação de todos garantirão o sucesso do processo pedagógico.

Foto: Divulgação
Secured By miniOrange