CHAPECÓ
Início Notícias Secretária de Saúde oferece capacitação a profissionais em Chapecó

Secretária de Saúde oferece capacitação a profissionais em Chapecó

60
Divulgação/ Assessoria Prefeitura de Chapecó

Chapecó/SC – Com o objetivo de melhorar o atendimento de urgência e emergência, e oferecer melhor qualidade e resolutividade nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 60 profissionais que atuam no Ambulatório de Lesões de Pele da Secretaria de Saúde de Chapecó participaram de uma capacitação hoje (05), no auditório da prefeitura. A capacitação foi comandada pelo Sargento Valter Luciano Huning, do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó.

A coordenadora do Ambulatório de Lesões de Pele, Claudia Polippo, explica que com o aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, é necessário um atendimento rápido e especializado para prestar os primeiros socorros a estes doentes de traumas e males súbitos, ainda na cena do fato. Desta forma, são necessárias equipes qualificadas.

“Com essas capacitações, busca-se abordar a importância da atuação da enfermagem nas urgências e emergências, atuando com agilidade e uma abordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência”, afirmou.

Ambulatório de Lesões de Pele

 Em funcionamento desde 2008, o Ambulatório de Lesões de Pele  é referencia no sul do país e foi criado devido à constatação de demandas elevadas de portadores de feridas em Chapecó. Verificou-se a necessidade de disponibilizar um padrão de abordagem multidisciplinar, para que uma assistência mais satisfatória ao portador de ferida fosse alcançada.

Tipo de lesões que são atendidas no ambulatório de lesões: Úlceras venosas, arteriais, lesões por pressão, mista, traumática, oncológicas, pé diabético, queimados, picada de animais peçonhentos, dentre outros. Além de todos os pacientes estomizados e urostomizados cadastrados no município. O ambulatório atende também os pacientes acamados que são deslocados com ambulância para receberem atendimento.