CHAPECÓ
Geral Semana da Conciliação agiliza 146 processos no 1º Juizado Especial Cível de...

Semana da Conciliação agiliza 146 processos no 1º Juizado Especial Cível de Chapecó

9347

O 1º Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó realizou neste mês mais uma edição de sua já tradicional Semana da Conciliação e novamente registrou bons números: 146 audiências que culminaram em 14 acordos, os quais envolveram o montante de R$ 124.733,38. Como de praxe, o Juizado realiza duas edições da Semana por ano. Desta feita, de 17 a 21 deste mês, juiz, assessores, servidores, voluntários e estagiários se dedicam a um número ainda maior de audiências no intuito de buscar acordo e, assim, terminar o processo e o problema das partes.

As conciliações aconteceram pela internet, em salas de videoconferência disponibilizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Cada participante em sua casa ou local de trabalho. De acordo com o assessor jurídico da unidade, Neidaril Ruthes Júnior, que também atuou nas conciliações, o resultado da Semana da Conciliação é bastante satisfatório. “A pauta teve enfoque em processos de execução. Para esses casos, a conciliação também é o melhor caminho. Todo mundo sai satisfeito”, destacou.

O juiz André Alexandre Happke, titular do 1º Juizado Especial Cível, ressalta que mesmo quando não há acordo a realização da audiência é importante para o regular andamento do processo. “Além do diálogo entre os interessados, pelo menos tivemos resposta de uma das partes, ou marcamos a data para ouvir as testemunhas, ou já temos data para publicação da sentença. Todos ganham em celeridade”, considera o juiz.

Os processos selecionados para este momento apresentavam alta possibilidade de acordo em cobranças, danos morais, direito do consumidor, acidentes de trânsito e dívidas bancárias entre outros. É importante salientar que em qualquer momento do processo uma das partes pode solicitar uma audiência de conciliação, independentemente do período do ano.

Assessoria de Imprensa/NCI

Secured By miniOrange