Semana Dança na Escola SC reúne educadores de quatro Estados

9272

A mesorregião do Oeste de Santa Catarina está inserida nos interesses do projeto legitimado pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura 2019 que será executado entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro. A Semana Dança na Escola SC reunirá profissionais e educadores de cinco cidades e quatro Estados brasileiros para discutir o ensino da dança nas escolas e as relações envolvidas nesse ambiente de convívio e construção de conhecimento no qual o movimento, a proximidade, o toque e o corpo são fundamentais. Rodolfo Lorandi e Maria Claudia Reginato, proponentes da “Pesquisa-criação e Formação-continuada em dança (com a rede municipal-estadual de ensino de SC)” promovem a ação de formação-continuada em um formato de residência artístico-pedagógica totalmente virtual. A oferta das vagas atenderá de modo preferencial as mesorregiões de Santa Catarina: Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. Já abertas, as inscrições podem ser feitas até 22 de outubro.

Momento raro de diálogo, o cronograma de atividades coloca a dança na escola como foco, uma conversa muitas vezes relegada. A dança opera em um campo complexo de inter e transdisciplinaridade com o ensino e traz o corpo como palco do aprendizado e como reflexo dos movimentos do mundo. Para pensar tudo isso, o projeto propõe vivências, mesa-redonda, leitura e discussão, oficinas, lives e rodas de conversa sobre temas robustos. Já na abertura aparece uma consistente interrogação: Dança – o que a escola tem a ver com isso? Pano pra manga que será analisado por um grupo de professores e artistas com larga experiência: Marco Aurélio Cruz Sousa, Juliana Silva Lopes, Felipe Ferreira Ferro, Ana Paula Darolt, Marina da Rocha Sobrosa.

As atividades de formação contarão também com convidados e professores de quatro Estados (SC, PR, BA e CE) e cinco cidades (Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Salvador e Fortaleza), profissionais com experiência em diferentes linguagens de dança, assegurando uma rara oportunidade de interlocução entre pesquisadores que são referência na produção de pensamento em torno da dança como: João Paulo Lima, Bianca Scliar, Jussara Xavier, Gabriel Ferreira, Lidiani Emmerich, Oberdan Piantino, Nathan Luz de Beltrand, Jônatas Raine de Oliveira Andrade e Luiz Gabriel Vasconcelos.

 

A intenção é envolver professoras da rede de ensino de Santa Catarina (nas áreas de artes visuais, dança, teatro, educação física e demais interessados na incorporação da dança em suas práticas), assim como acadêmicos de cursos de graduação e licenciatura em artes, dança, teatro, ed. física e pedagogia de diferentes universidades, bem como interessados em debater e aprender com o tema.

Em uma semana, as pessoas têm três formas para participar mediante inscrição. As 30 vagas da residência darão acesso à sala de videoconferência e certificação. Como ouvinte: interagindo e assistindo ao vivo as transmissões. E/ou acessando aos acervos posteriormente (podcasts, textos e vídeos). Durante a semana, de 26 a 30 de outubro, os encontros ocorrerão entre 19h e 22h. No fim de semana, no sábado, dia 31, entre 8h e 21h e, no domingo, 1º de novembro, entre 8h e 11h30. O cronograma detalhado está nas redes sociais da Semana Dança na Escola SC.

ATIVIDADES

Os encontros virtuais serão por videoconferências transmitidas em tempo real, e poderão ser acessadas em três redes (Facebook, Youtube e Instagram, pelo @dançanaescolaSC). Os acervos, além dessas redes, também serão disponibilizados posteriormente pelo Spotify, através de podcasts. As atividades (vivências, mesas-redondas, leituras e discussões, oficinas, lives e rodas de conversa) irão atravessar a discussão entre dança e escola, propondo vivências práticas e conversas em através da dança contemporânea, das danças de salão, do teatro, das danças de contato improvisação, da dança e escrita, da improvisação, inclusão, diversidade, racismo, sexualidade, corpo, prevenção socioemocional, entre outras temáticas/áreas. As atividadese temas estão detalhado nas redes sociais da Semana Dança na Escola SC.

INSCRIÇÕES

Interessados em residir poderão acessar o formulário de inscrição pelas redes do projeto entre 12 e 22 de Outubro. Para confirmar presença como ouvinte, é preciso enviar mensagem pelas redes sociais ou pelo e-mail rodolfolorandi@hotmail.com, bem como acessando às redes nos horários de programação. As vagas para a residência serão preferencialmente divididas por mesorregiões de Santa Catarina. Porém, tendo vagas, pessoas de todo o Brasil podem se inscrever. Por sua vez, o acesso geral às redes e acervos produzidos (vídeos, textos e podcasts) será liberado para qualquer pessoa e a qualquer momento.

EQUIPE TÉCNICA

Direção geral: Rodolfo Lorandi (Fpolis SC)

Produção: Maria Claudia Reginato (SC)

Direção artístico-pedagógica: Luiz Gabriel Vasconscelos (SC)

Consultor e convidado: Marco Aurelio Cruz Souza (SC)

Professores facilitadores: Gabriel Ferreira (SC), Lidiani Emmerich (SC), Oberdan Piantino (PR), Bianca Scliar (SC), João Paulo Lima (CE), Jussara Xavier (SC), Jônatas Raine de Oliveira Andrade (BA) e Luiz Gabriel Vasconscelos

Convidados: Ana Paula Darolt, Marina da Rocha Sobrosa, Marco Aurelio Cruz Souza, Juliana Silva Lopes e Felipe Ferreira Ferro, Rodrigo Andrade, Stefanie Müller, Jean Carlo de Castro, Nastaja Roussenq Brehsan, Carla Carvalho e Abner Cipriano

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso (SC)

SERVIÇO

O quê:  Semana Dança na Escola SC

Quando: 26 de outubro a 1º de novembro de 2020

26 a 30 out. 19h e 22h. Dia 31 – 8h às 12h, 14h às 18h, 20h e 21h. Dia 1º nov. 9h30 e 11h30

Onde: Totalmente on-line pelas redes sociais

Quanto: Gratuito

Inscrições

O quê: Semana Dança na Escola

Quando: De 12 a 22 de outubro de 2020