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Servidores das Câmaras Municipais da região participaram de capacitação nesta terça-feira

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Foto: Assessoria Acamosc
Conciliar a teoria com a prática e debater sobre: compras e licitações, jornada de trabalho e as principais alterações do manual do eSocial aos órgãos públicos. Assim foi a terça-feira (14), na sede da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), onde mais de 40 servidores de 26 casas legislativas associadas à entidade estiveram reunidos para uma capacitação.
O objetivo do “Encontro do Fórum dos Secretários e Colegiado dos Contadores e Controladores Internos da Acamosc” foi orientar sobre assuntos relativos às áreas contábil, jurídica e de licitação. Participaram do evento: assessores jurídicos, secretários, diretores, contadores e controladores internos das Câmaras Municipais.
No período matutino, a assessora de licitações, Michele Endler Menzel abordou, com os servidores das Câmaras Municipais, sobre o Decreto Federal 9.412/18 – atualização de valores das modalidades de licitação, comissões de licitações e dispensa de licitação. Na sequência o assessor jurídico, Francis Tessaro falou sobre controle de jornada por meio de ponto biométrico e outras formas de registros.
Durante a tarde, o assunto abordado foi relativo ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), tema ministrado pela assessora contábil, Angelita de Conto. Angelita também tratou sobre a tabela de rubricas, saúde e segurança no trabalho. Além disso, foi realizada uma oficina em que os participantes respondiam, com os dados de suas respectivas câmaras, informações que serão solicitadas no eSocial. A atividade foi proposta para que o grupo se adapte ao procedimento, bem como, para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento dos dados.
Portais
Nesta quarta-feira (15), a partir das 9h, acontece uma capacitação gratuita sobre a utilização das ferramentas administrativas dos Portais das Câmaras Municipais.  A capacitação é para orientar os servidores responsáveis pelos portais, sobre quais ferramentas utilizar e como realizar o cadastramento de vereadores, mesa diretora, comissões ou sessões.  Também será abordado sobre a produção de conteúdos e a Lei de Acesso à Informação (LAI). O evento é uma parceria entre o Consórcio de Informática na Gestão Pública (CIGA) e a Acamosc.