CHAPECÓ
Destaques Sessão especial da ALESC vai celebrar os 90 anos de fundação da...

Sessão especial da ALESC vai celebrar os 90 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa

8670

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) completa 90 anos de fundação e será homenageada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) em Sessão Especial, programada para o dia 4 de julho, com início às 19 horas.

Durante o evento serão homenageados também os ex-presidentes vivos da ACI – o atual presidente do Conselho Superior, Ademir Arnon, e os jornalistas Moacir Pereira, Osmar Teixeira e Cyro Barreto.

“A ACI tem uma história de coragem e independência que merece ser lembrada e reverenciada. Desde a sua fundação e nos períodos mais sombrios do País, sempre cumpriu a tarefa de apoiar o jornalismo e o jornalista, a liberdade de imprensa e a democracia. Não podemos esquecer disso”, diz a presidente da entidade, Déborah Almada, há dois anos no comando da ACI.

Outra atividade que marcará o nonagésimo aniversário será o 13º Encontro da Imprensa Catarinense previsto para o dia 6 de agosto, em Chapecó, que está sob a coordenação do 1º vice-presidente da ACI, Marcos A. Bedin.

HISTÓRIA

A Associação Catarinense de Imprensa foi fundada por um grupo de jornalistas em 31 de julho de 1932, na sede da Liga Operária Catarinense, localizada na Rua Tiradentes, centro da Capital, sob a liderança de Altino Flores. A entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida pela ditadura do Estado Novo, no Governo Vargas.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o grupo retomou suas operações sob o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa, fundada na década de 1950, que também deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas. Em 1968, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, assim como o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.

Mais recentemente, na gestão do ex-presidente Osmar Teixeira, a entidade retornou à sua denominação original de Associação Catarinense de Imprensa.

Secured By miniOrange