CHAPECÓ
Início Destaques Tornado F0 é registrado no interior de Guatambu

Tornado F0 é registrado no interior de Guatambu

9987

O temporal da noite da segunda (13) e madrugada desta terça-feira (14) provocou estragos em várias cidades da região e as rajadas de vento variaram de 90 a 100km/h em várias localidades. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, em Guatambu/SC foi registrado um tornado F0.

Teve uma casa com estragos e as árvores próximas tiveram danos em rotação, que é uma assinatura de tornado. Ele alcançou velocidade próxima dos 100 a 110km/h e arrancou parte da estrutura de cima de uma casa. Mas felizmente não houve feridos nem nada. Foi algo isolado e pontual, mas teve esse registro”, disse.
Scheuer ainda detalhou que os temporais foram provocados por uma linha de instabilidade que foi reforçada pelo deslocamento de uma frente fria.
“A medida que a linha se formou, ela ganhou um potencial energético muito grande com aquele abafamento que tínhamos. Ela se alimentou do calor e da umidade e reforçou as nuvens de tempestades, que trouxeram chuva, granizo e ventania com intensidade”, disse. Foto: Piter Scheuer/Divulgação

Fonte:DI