Neste domingo (09) por volta das 20:00 horas, chegaram em Itapiranga, os 30 homens venezuelanos refugiados que migraram para trabalhar na JBS. Um ônibus trouxe o grupo de Porto Alegre que chegaram com o voo neste domingo.
Alguns terão residência no centro da cidade, outros no Bairro Santa Teresa. Nesta segunda-feira, o grupo será apresentado em um encontro com a comissão acolhedora para agendar o início dos trabalhos na JBS. Conforme Emily da SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes Refugiados, organizadora do grupo de Roraima, todos passaram por seleção de trabalho, com preenchimento de ficha e entrevista de emprego.
Das 60 fichas preenchidas, 40 fizeram entrevista, e 30 passaram na seleção de emprego para a JBS. Os migrantes tiveram suas casas mobiliadas por doações da campanha, e terão 3 meses de aluguel gratuíto. Após este tempo se quiserem permanecer, terão que se organizar e manter as despesas por conta própria através do trabalho. Nesta etapa cada um deixou sua família onde estava, e após os 3 meses de experiência, poderão definir a situação. Uma equipe dos serviços sociais da JBS irá acompanhar o dia-a-dia dos migrantes.