Turismo de aventura e gastronômico atraem visitantes para Anchieta

9414

Rotas dos cânios com belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas; voo de balão e parapente e a rota “Encantos e Sabores” da Associação Anchietense de Turismo (ANCHIETUR) são alguns dos atrativos turísticos do município de Anchieta, no extremo oeste catarinense. Os visitantes também podem conhecer as maravilhas apresentadas na Expo Anchieta, na Festa das Sementes Crioulas e na Exposição Anual de Orquídeas. Essas ações de fomento do segmento e de fortalecimento das empresas locais são realizadas pelo poder público em parceria com o Sebrae/SC, a Epagri e outras entidades.

“Acreditamos que nossa região tem grande potencial para receber os turistas e conquistá-los com os atrativos consolidados e as belezas naturais, por isso apoiamos e motivamos iniciativas que promovam condições e conhecimentos para o crescimento do turismo e para instigar o interesse de investidores da iniciativa privada. O que precisamos é edificar empreendimentos que promovam qualidade de vida e experiências únicas aos visitantes”, argumenta o prefeito de Anchieta, Ivan José Canci, ao complementar que o município também tem carência em estrutura para eventos, na sinalização turística e no paisagismo.

Para o prefeito o turismo é essencial para desenvolver a economia da região e para integrar as atividades econômicas existentes seja no campo da agroindústria, da indústria e do comércio em uma nova atividade que passa pela cultura, pela história e pela natureza. “Investir no turismo é uma oportunidade de desenvolver de forma equilibrada e sustentável os municípios. Contudo, isso se concretizará se os munícipes compreenderem isso e dirigirem seu olhar para além do que sempre foi feito e esse é o desafio”, enfatizou.

AÇÕES

Para desenvolver o setor foi criado o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e fundada a Associação Anchietense de Turismo (ANCHIETUR) composta por: Ar Livre Ecoturismo, Cervejaria Birrifício Frisando, Restaurante Bombocado, Restaurante Central, Orquidário da Rosa, E-Atelier, Sítio di Amici, Mirante Vale do Sol, Sítio Vidoria e Sítio Vale Vêneto que estão recebendo turistas, entre outras empresas associadas que estão adequando seus empreendimentos para receber turistas.

Segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Traute Limberger, foram promovidas palestras (turismo rural, acolhida na colônia e turismo integrado e sustentável) e oficina de qualidade no atendimento. Além disso, foi elaborado o projeto “Floração Anchieta mais bonita e boa de viver” e visitas de sensibilização para integrar novos interessados em exercer essa atividade econômica no município, que tem uma população de 5.638 habitantes e sua etnia predominante é o italiano.

O prefeito relatou que a atividade turística em Anchieta iniciou há 20 anos, porém se intensificou há quatro. “Nesse processo o Sebrae/SC foi fundamental para trazer conhecimentos sobre estratégias de planejamento, de apoio ao município e da integração regional. A instituição tem sido nossa mola propulsora do turismo na região, principalmente por sua expertise e pelo compromisso com o desenvolvimento territorial”, enfatizou Canci. 

“Os municípios do extremo oeste catarinense estão se preparando para receber o novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida”, enalteceu o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste Udo Martin Trennepohl.

MARCOS A. BEDIN