Udesc retomará aulas dos seus cursos de graduação em junho de forma não presencial

8738

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu que retomará, em junho, as aulas em mais de 60 cursos presenciais de graduação de forma não presencial. Em reuniões coordenadas pelo reitor, Dilmar Baretta, e pelo pró-reitor de Ensino (Proen), Nério Amboni, com diretores-gerais e de Ensino de Graduação de todos os centros, a maioria dos gestores das unidades foi favorável à retomada das aulas não presenciais em junho para os cursos presenciais de graduação enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.

Desde 17 de março, a Reitoria da Udesc, com a gestão dos centros, tem realizado várias iniciativas para possibilitar o retorno das aulas nos cursos de graduação. A Proen e os diretores de Ensino de Graduação, diretores-gerais, departamentos e líderes estudantis estão apreciando a minuta da resolução que trata das aulas não presenciais em cursos presenciais de graduação. Também está sob análise a minuta de resolução de auxílio de inclusão digital e de edital para beneficiar alunos de graduação que não têm acesso à internet e a computadores.

Segundo o pró-reitor de Ensino, as aulas não presenciais não representam um repositório de textos em PDF inseridos em plataformas virtuais para os estudantes fazerem leituras e trabalhos solicitados pelos professores. “Os docentes precisarão incentivar os alunos a pesquisarem e a pensarem em temáticas criativas”, afirma Amboni. A data precisa do retorno em junho ainda será informada.

Pós-graduação e cursos a distância já retornaram

Os 50 cursos de mestrado e doutorado da Udesc retornaram às atividades de forma remota nesta segunda-feira, 25, enquanto os cursos de graduação na modalidade a distância voltaram às aulas no início de maio. Os estudantes de pós-graduação da Udesc com dificuldade financeira também tiveram acesso ao auxílio de inclusão digital, criado recentemente.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.