domingo, dezembro 10, 2023
InícioDestaquesUfólogo fala sobre desenho misterioso de Ipuaçu: ‘posso garantir que é falso’

Ufólogo fala sobre desenho misterioso de Ipuaçu: ‘posso garantir que é falso’

Voltou a aparecer, na manhã desta sexta-feira (22), o desenho misterioso de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina. A imagem, vista do alto, mostra uma série de imperfeições e foi refutada pelo ufólogo Luiz Prestes Junior. Conforme o especialista, que conversou com a equipe do ND+, o registro visto na linha Bela Esperança é falso. “Não está alinhado, as plantas estão fora do padrão e o caule quebrado”, explicou. As características diferem da imagem de 2022, quando era possível ver um alinhamento “perfeito” do desenho e o trigo estava deitado sem ter os galhos quebrados. “Posso te garantir que o agroglifo é falso”.

A ufologia

A Ufologia é o estudo de fenômenos relacionados à presença de discos voadores, aparição de extraterrestres e demais elementos que podem ser indícios da existência de vida em outros planetas. Os estudos são baseados em relatos de testemunhas que dizem ter presenciado essas aparições, além disso, são feitas verificações de eventos semelhantes em livros antigos e análises em documentos, fotos e vídeos.

O ano de 1947 é considerado um marco para a Ufologia por ser o ano no qual o piloto Kenneth Arnold avistou nove objetos em formato de disco brilhantes.

Na época, Kenneth estimou a velocidade de 1.700 milhas por hora e a distância de trinta e dois e quarenta quilômetros. Na época a história ganhou grande repercussão ao redor do mundo.

Como tudo começou em Ipuaçu?

No Brasil, há relatos de agroglifos em plantações de trigo do Sul do país desde 2008, especialmente no interior de Santa Catarina. No município de Ipuaçu, relatos ocorrem entre o mês de outubro e o início de novembro.

Em Prudentópolis, Paraná, houve apenas um relato em outubro de 2015. Ipuaçu ficou conhecido como capital nacional dos agroglifos. A história vem desde 2008, quando foram encontrados em plantações de trigo.

2008

Foi na pequena comunidade de Toldo Velho que surgiram os primeiros círculos com 19 metros de diâmetro localizados a 25 metros do asfalto no dia 9 de novembro de 2008.

Uns moradores comentaram que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar, ao contrário de outros que pensaram ser brincadeira de crianças.

A marca misteriosa transformou o turismo na cidade, cerca de dois mil visitantes estiveram no local para visitação somente em 2008.

Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas.

Segundo o ufólogo Ivo Hugo Dohl, “os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.

2009

No dia 29 de outubro de 2009 Ipuaçu volta a ser notícia em cenário nacional com o aparecimento de mais agroglifos. O desenho apareceu em forma de seta e tinha 44 metros de comprimento, da base à ponta.

2010

Em novembro de 2010 círculos foram encontras em lavouras de Ipuaçu. Dessa vez não se deu muita importância. Mas moradores acreditam que a experiência é a mesma de anos anteriores.

2011

Novos círculos apareceram nas plantações de trigo em 2011. Oito círculos foram vistos no dia 6 de novembro de 2011 em uma propriedade a 3 km do centro da cidade.

Dessa vez, além de círculos, também apareceu um desenho em formato de fechadura e outros círculos maiores e menores ligados entre si. Os círculos têm de 1,5 metro até 24 metros.

Ipuaçu passou a se destacar internacionalmente. Várias redes de TVs, rádios, jornais e meios eletrônicos divulgaram o município como sendo a cidade escolhida pelos ETs.

Os agroglifos foram vistos também em 2013, 2014, 2015 e 2016. Até o ano de 2016 foram aparições consecutivas, com casos em que mais de um foi visto no mesmo período.

O retorno em 2022

círculo misterioso apareceu na manhã do dia 4 de outubro e foi flagrado por moradores da cidade. A plantação de trigo fica próximo do perímetro urbano da cidade, ao lado de um loteamento.

Dirceu Fumagalli mora próximo de onde apareceu a marca misteriosa, ele relatou que não viu nada até o momento em que foi dormir, quando acordou, por volta das 6h30, viu o desenho na plantação.

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias