CHAPECÓ
Geral Unimed Chapecó inaugura novo espaço para Oncologia e Fisioterapia

Unimed Chapecó inaugura novo espaço para Oncologia e Fisioterapia

8299
????????????????????????????????????

A Unimed Chapecó inaugurou nesta semana o novo espaço para atendimento das especialidades de Oncologia e Fisioterapia dentro da estrutura do novo complexo hospitalar no município. As duas áreas médicas passam a atender no último (5º) andar do prédio de 13 mil metros quadrados inaugurado em outubro do ano passado, na esquina da Avenida Porto Alegre com a Rio Branco, no centro da cidade.

Além de dobrar a estrutura para atendimento das duas especialidades, os novos ambientes ampliam os serviços de Oncologia da Unimed. O Hospital conta agora com Oncopediatria para tratar crianças com a doença entre zero e 14 anos e passa a ser referência também no tratamento do câncer infantil. Até então, a comunidade regional só dispunha do serviço no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós queremos ser um centro de referência estadual em Oncologia. O novo espaço permite ampliação futura e também projetamos construir nos próximos anos nova estrutura no terreno da Unimed no bairro Efapi para ampliarmos os serviços de Radiologia. Estamos investindo muito em qualificação e tecnologia para o atendimento da alta complexidade. Hoje podemos assegurar que Chapecó não perde em nada para os grandes centros”, destaca o presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho, José Pegoraro Foresti.

Segundo ele, a integração do atendimento oncológico e fisioterapêutico ao complexo hospitalar possibilita a verticalização dos serviços. “Agora, tudo fica dentro do hospital, o que facilita o atendimento. Se vem um paciente de fora, precisa fazer um exame de tomografia ou de ressonância, imediatamente é encaminhado pelo oncologista ao setor de imagem e logo estará com o exame em mãos. Da mesma forma, os pacientes em pós-operatório, podem ser encaminhados diretamente à fisioterapia para reabilitação. Isso facilita tanto para o médico quanto para o paciente”, detalha Foresti.

O atendimento das duas especialidades no novo espaço iniciou no dia 26 de fevereiro. Até então, a Oncologia atendia em consultório próximo ao Hospital Regional do Oeste e a Fisioterapia em estrutura da Unimed na Avenida Fernando Machado. Além de clientes Unimed, o hospital atende pacientes particulares e conveniados dos planos SC Saúde, Cassi e BRF.

A Unimed Chapecó conta com 111 leitos, emprega diretamente mais de mil colaboradores, possui mais de 300 médicos cooperados e atende cerca de 7 mil pacientes por mês só no pronto-atendimento.

ONCOLOGIA

O espaço da Oncologia na Unimed foi ampliado de 283 m² para 560 m², com três salas de atendimento a mais, totalizando nove consultórios e um leito. A estrutura também conta com nova capela de fluxo laminar para preparo dos medicamentos quimioterápicos, além de poltronas massageadoras automáticas para longa permanência. O ambiente moderno usa, ainda, elementos na decoração para humanizar o atendimento e oportunizar mais conforto aos pacientes, especialmente às crianças. Desenhos e paisagens colorem as paredes do hospital.

De acordo com o coordenador da Oncologia da Unimed, José Renato Weber, a nova estrutura é referência e um diferencial para Chapecó. “Esse novo espaço veio para agregar no complexo Unimed. Em toda a situação que precisar de exames, tomografia, ressonância ou um paciente em quimioterapia que tiver uma intercorrência, é só descer dois andares e já tem todos os exames realizados dentro do hospital. Com o ambiente novo e moderno, o paciente se sentirá em casa, com total atendimento de conforto e bem-estar”, ressalta.

Segundo Weber, a especialidade tem 215 pacientes em tratamento e conta com equipe formada por oito médicos: três oncologistas, três hematologistas, dois oncopediatras, além da equipe multidisciplinar com 14 profissionais, entre psicólogo, fonoaudiólogo, odontólogo, nutricionista, enfermagem e equipe de apoio.

Para as médicas oncopediatras da Unimed, Isabela Maran e Kaliandra de Almeida, a nova estrutura possibilita atendimento mais próximo do paciente, individualizado e diferenciado entre crianças e adultos. De acordo com elas, os principais casos de câncer atendidos são leucemias e linfomas, além de tumores do sistema nervoso.

FISIOTERAPIA

A estrutura da Fisioterapia na Unimed foi ampliada de 271 m² para 548 m², com quatro consultórios, uma sala de neurologia pediátrica, amplo ginásio de reabilitação, espaço para pilates e 10 boxes de atendimento. O hospital também conta com novo aparelho para avaliação muscular (Dinamômetro Isocinético) – o único da Unimed em todo o Brasil – e equipamentos para reabilitação Genito Urinária (feminina e masculina) e respiratória (adulta e infantil).

Para a coordenadora da Fisioterapia da Unimed, Maria Edilene Klauck, o novo espaço possibilita ampliação da estrutura e foi pensado fundamentalmente na reabilitação dos pacientes. “É uma conquista e um avanço muito grandes, porque praticamente dobramos a área e os nossos espaços estão muito além do que precisaríamos em relação ao número de pacientes, prevendo um crescimento do próprio hospital nos próximos anos. Agora, temos um conjunto trabalhando no mesmo lugar, essa é a principal conquista que tivemos, num espaço muito maior e mais moderno”, ressalta.

De acordo com Maria Edilene, a especialidade atende em torno de 90 pacientes por dia, alcançando até 130 no inverno, quando há mais procura. A tendência é aumentar o fluxo no novo espaço. A equipe de Fisioterapia é formada por 12 fisioterapeutas, dois deles terceirizados, com 80% das consultas na área de ortopedia, 15% no sistema respiratório e neurológico e 5% na urologia.

O grupo de fisioterapeutas da Unimed Chapecó afirma que a nova estrutura do setor melhora as condições de tratamento e qualifica o atendimento humanizado na reabilitação dos pacientes. Com essa nova estrutura o atendimento em neurologia tanto adulto quanto pediátrico nos métodos Bobath e Pedia Suit contam com salas, especialmente, preparadas para essas terapias.

MARCOS A. BEDIN

Secured By miniOrange