CHAPECÓ

    Universidade realiza projeto para melhorar aproveitamento em sala de aula

    10

    Para desenvolver maior aproveitamento em sala de aula, a direção de ensino e a coordenação da Unidade Central De Educação Faem Faculdade (Uceff) realizaram atividades com alunos, professores e coordenadores para melhorar o ensino dentro de sala de aula.

    Uma das ações, liderada pela coordenadora pedagógica Iselda Pereira e pela professora e psicóloga Fernanda Patricia Moratelli, consiste em mapear o perfil dos alunos ingressantes. Foram utilizadas estratégicas de interação e integração para que os alunos pudessem manifestar comportamentos individuais no coletivo.

    O trabalho acontece em tempo real: após o diagnóstico, os coordenadores dos cursos recebem as informações necessárias e os professores recebem retorno sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. A partir disso, é possível replanejar a metodologia utilizada e aplicá-la para que o desenvolvimento e aprendizagem melhorem.

    Foram dois encontros por turma, cerca de 10h de atividade por grupo. O estudo concluiu, por exemplo, que 85% dos ingressantes são jovens entre 17 e 22 anos. “É um projeto inovador que vem ao encontro da nova proposta pedagógica da UCEFF”, explica Iselda.