CHAPECÓ
Geral Vargeão continua realizando transporte de água em virtude da Estiagem

Vargeão continua realizando transporte de água em virtude da Estiagem

9878

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, a situação no município continua preocupante em virtude da estiagem que atinge Vargeão e a região Oeste do estado.

As chuvas dos últimos 15 dias, em média de 50mm em Vargeão, auxiliou os produtores rurais na recuperação de pastagens, mas não resolveu os problemas hídricos que sofrem com o prolongamento dos meses sem chuvas. Segundo a defesa civil, entre agosto de 2019 até agora, deixou de chover em nossa região aproximadamente mil milímetros de chuva, o que evidentemente deixa os mananciais comprometidos inclusive os poços artesianos.

Durante o mês de maio, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, juntamente com a Secretaria de Agricultura e auxilio da Defesa Civil Municipal, transportaram mais de 130 mil litros de água para diferentes localidades, para garantir o abastecimento principalmente para consumo humano. As comunidades mais afetadas neste mês de maio, foram São Roque, Linha Pedron, Distrito Industrial e Linhas Santo Antônio e Ressaca.

Para o transporte de água, a equipe utiliza um trator com distribuidor de água potável de 6 mil litros e mais um caminhão caçamba carregado com o Kit Água Limpa, que também foi recebido da Defesa Civil Estadual. O Kit é composto por uma caixa de água de 5 mil litros, mangueiras e uma moto bomba para transferência de grandes volumes de água.

Durante a vigência do primeiro Decreto de Situação de Emergência, Vargeão conseguiu 15 caixas de água vindas da Defesa Civil do Estado para serem instaladas em pontos de abastecimento coletivo nas comunidades. A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos seguem realizando a instalação destes reservatórios e colocando em funcionamento nas comunidades.

Secured By miniOrange