Verão em São Carlos: Região atenta às tendências de turismo

9114

Está chegando a época do ano que toda a família mais espera: as férias. Depois de um ano todo de trabalho e estudo, o que os pais e as crianças mais querem é sair de casa e da rotina cansativa e aproveitar o calor do verão com muito lazer e diversão, mas também com sossego e descanso.

Segundo pesquisa nacional realizada pelo site de destinos Booking.com, uma das maiores tendências de viagens para 2020 é valorizar a calmaria e a tranquilidade. Isso inclui fazer viagens sem pressa e com meios de transporte mais lentos, como é o caso de 56% dos turistas entrevistados. Então, pegar o carro e sair com a família vai ser uma das tendências. Ainda de acordo com a pesquisa, o ano vai ser de encontro de gerações, já que 80% dos avós disseram se sentir rejuvenescidos quando ficam junto aos netos.

E para renovar as energias, nada melhor do que curtir a água e o sol, melhor ainda, com muito conforto e praticidade em locais que tenham opção para a família toda, desde os pequenos até os vovôs. Na Região Oeste de Santa Catarina, São Carlos vem se destacando como um dos destinos mais procurados pelas famílias, oferecendo diversas opções e buscando melhorar a estrutura para os turistas.

Entre as opções, o Balneário de Pratas, com camping, rio, piscinas e diversos restaurantes, além do Pratas Thermas Resort, hotel que oferece estrutura especial para a família toda se divertir e relaxar, com piscinas termais, serviço de massagem, restaurante e sala de jogos.

CRESCIMENTO

Em um ano, considerando o período de outubro e novembro, a cidade registrou aumento de 40% na movimentação de turistas, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Silvano Mayer.

O secretário atribui esse crescimento às melhorias realizadas na cidade. “Tínhamos uma boa infraestrutura, mas totalmente abandonada. Numa força-tarefa do município e de moradores que entenderam a situação, conseguimos realizar melhorias pontuais e eventos que têm colaborado para atrair o público”, destaca Mayer.

Outro atrativo diferencial da cidade são as quadras de areia que recebem competições como o Circuito Oeste de Vôlei de Praia, que terá sua etapa final realizada no dia 15 de dezembro em São Carlos. No dia 17, também será lançado o edital para a concessão do parque aquático da cidade, outra atração que deverá estar pronta em breve.

Mayer afirma que o foco da cidade é receber as famílias, por isso, algumas medidas também foram tomadas nesse sentido, como a proibição do som automotivo. Neste ano, o tema da virada de ano será “Réveillon da Família”.

NOVIDADES

À frente do Pratas Thermas Resort e atuando como presidente da Região Vale das Águas, Fabio Sousa destaca que o resort vem buscando cada vez mais diferenciais para atrair os turistas, que colaboram para a economia e o desenvolvimento da cidade como um todo.

De acordo com ele, treinamentos e capacitações com a equipe têm sido uma das estratégias para fortalecer o equipamento turístico, além da diversificação dos serviços oferecidos.

A preocupação de toda a região em fornecer experiências aos visitantes também é vantajosa para quem hospeda, além de ser uma das tendências para os viajantes. A pesquisa do Booking.com mostrou que 64% das pessoas indicam que buscam um lugar para passar férias que ofereça diversas atividades nas proximidades. “Felizmente, tem crescido a quantidade de fornecedores na região, com opções que vão desde passeios em minas à experimentação de plantas medicinais, o que agrega muito valor ao nosso destino, agrada aos hóspedes e principalmente aumenta o período de estadia em nosso resort”, afirma Sousa.

Outra tendência a qual o resort está antenado é a atenção com os pets, já que 65% dos brasileiros afirmam que o bichinho de estimação é tão importante quanto um filho e destes, 51% aponta que a escolha do destino é influenciada pelo quesito pet-friendly. No caso do Pratas Temas, há um parceria com um pet shop, que possui serviço completo para hospedar e atender as necessidades dos pets.

Em relação ao crescimento no número de visitantes em 2019, Sousa destaca que o trabalho para fazer de São Carlos um grande polo turístico continua firme. “Para 2020 o foco continuará sendo o de mobilizar e sensibilizar tanto iniciativa privada quanto a gestão pública para a matriz econômica do turismo, bem como iniciar programa de capacitação com nossos parceiros Senac e Sebrae, buscando o desenvolvimento profissional dos envolvidos”, diz. Ele também revela que está sendo pensado um calendário de pacotes e eventos inéditos para 2020, com várias atrações artísticas, gastronômicas e recreação.

Flavia Mota – MTE 0006001/SC