CHAPECÓ
Notícias Vereador de Chapecó apela por revogação de aumento do IOF

Vereador de Chapecó apela por revogação de aumento do IOF

8851

As questões econômicas do país e as consequências no poder de compra dos brasileiros, foram assuntos debatidos durante sessão ordinária, no Legislativo de Chapecó. Uma Moção de Apelo que solicita ao presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), a revogação do aumento nas alíquotas do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), foi aprovada. O autor da proposição é o vereador João Siqueira (PP).

Em setembro deste ano, um decreto presidencial aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários. Para as empresas, a alíquota subiu de 1,5% por ano para 2,04% no ano. No caso de pessoas físicas, passou de 3% ao ano para 4,08%. Os novos valores têm validade até 31 de dezembro de 2021.

O novo decreto diz respeito apenas às operações de crédito, ou seja, empréstimo, financiamento, atraso da fatura do cartão e uso do cheque especial. “Isso pode causar um impacto muito grandejá que as famílias endividadas por operações de crédito ficarão em uma situação ainda mais complicada”, lembrou João Siqueira ao apresentar a moção de apelo.

O vereador ainda lembra que o aumento da carga tributária é sempre prejudicial à retomada na economia e o aumento do IOF prejudica tanto o pessoal quanto o empresarial, capital de giro e antecipação de recebíveis, além de empréstimos. “Diante disso, pedimos que o presidente da República seja sensível a essas questões e possa revogar o aumento das alíquotas do referido imposto”, concluiu.