Vereador de Xanxerê é transferido para Florianópolis por complicações da Covid-19

9841

O vereador de Xanxerê Evandro Saibo (MDB), que na tarde deste sábado deu entrada na emergência do Hospital Regional São Paulo foi transferido agora a noite para um hospital particular em Florianópolis. A Família chegou a tentar hospitais em São Paulo, mas como surgiu primeiro uma vaga na capital do estado, decidiu realizar a transferência rapidamente. Saibo seguiu até Chapecó em um ambulância particular e segue para Florianópolis em uma UTI aérea.

Saibo testou positivo na semana passada e, por conta disso, não participou presencialmente das últimas sessões do mês de fevereiro. Até então seu estado era de repouso, em casa, de onde ele chegou a participar online das sessões.

Pelo que apurou a reportagem do TSX, durante a semana o vereador também foi atendido na Unimed em Chapecó, sendo medicado e liberado para permanecer em casa.

De acordo com as primeiras informações, neste sábado (20), a situação se agravou e Saibo foi atendido inicialmente na Unidade de saúde Hélio Ortiz, onde são realizados os primeiros procedimentos dos pacientes com COVID 19. Após atendimentos preliminares e diante do quadro que estava se agravando os médicos decidiram encaminhar o vereador para a emergência do Hospital São Paulo.

A assessoria do Hospital confirmou que o vereador foi atendido na emergência, onde vai passou por uma avaliação mais completa. Segundo a família, o vereador fez uma tomografia na sexta-feira (19), que mostrou comprometimento nós pulmões. Diante disso, o médico que o acompanha solicitou para que ele recebesse oxigênio de forma urgente. A tomografia apontou comprometimento de mais de 60% dos pulmões.
O Hospital, no entanto, não tem vagas disponíveis, tendo inclusive diversos pacientes aguardando em uma de fila de espera por leitos, situação já classificada como caótica pelas autoridades de saúde do município. Por isso, como o quadro de saúde do vereador permanece estável, a decisão da família foi pela transferência dele para conseguir um leito e o tratamento adequado.

O TSX apurou ainda que a família do Vereador Evandro Saibo manteve uma série de contatos para viabilizar uma vaga de UTI em hospitais particulares de São Paulo, o que não foi possível. Como no início da noite surgiu uma vaga em um hospital particular em Florianópolis a decisão foi rapidamente tomada por familiares, entre os quais o vice prefeito Adenislon Biasus que é primo do vereador e tem acompanhado a situação. A transferência ocorreu em uma aeronave particular contratada pela família Saibo.

Fonte: TSX