CHAPECÓ
Notícias Vereador pede reativação da Estação de Piscicultura de Chapecó

Vereador pede reativação da Estação de Piscicultura de Chapecó

9937

Os vereadores de Chapecó, se manifestaram durante sessão ordinária, sobre uma solicitação para reativar a antiga Estação de Piscicultura de Chapecó, localizada na comunidade de Sede Trentin. Uma moção de apelo de autoria do vereador Luiz Agne (PSD), foi aprovada e será encaminhada à Prefeitura de Chapecó e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
De acordo com a moção, o espaço que fica a cerca de 15 quilômetros do centro do município, existe há 40 anos, mas que está abandonada há 12 anos. A estrutura foi construída para abrigar peixes com a finalidade de criação, reprodução e venda dos alevinos em toda a região Oeste do Estado.
O vereador Agne explica que o local foi cedido pelo município ao IBAMA em 1985, e o órgão explorou o espaço por cerca de 20 anos. “Foi uma estação de piscicultura modelo para o Brasil, mas faz 12 anos que o Ibama deixou de administrá-la”. Por isso, o pedido é para que o órgão possa reverter a cessão de espaço ao município e, dessa forma, possa ser administrado para promover a agricultura.
A moção ainda lembra que com a possível reversão, a Prefeitura poderá criar alevinos considerados nativos na região para repovoar açudes, lagos e a bacia do rio Uruguai e seus afluentes. “A piscicultura também ajuda a levar alimentos mais saudáveis na mesa das famílias, bem como o cultivo equilibrado e acompanhamento profissional”, destaca o vereador.
O documento será encaminhado ao prefeito João Rodrigues (PSD), ao superintendente do IBAMA em Santa Catarina, Glauco Filho e ao presidente do IBAMA, Eduardo Fortunato Bim.

Secured By miniOrange