Os vereadores de Chapecó, se manifestaram durante sessão ordinária, sobre uma solicitação para reativar a antiga Estação de Piscicultura de Chapecó, localizada na comunidade de Sede Trentin. Uma moção de apelo de autoria do vereador Luiz Agne (PSD), foi aprovada e será encaminhada à Prefeitura de Chapecó e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
De acordo com a moção, o espaço que fica a cerca de 15 quilômetros do centro do município, existe há 40 anos, mas que está abandonada há 12 anos. A estrutura foi construída para abrigar peixes com a finalidade de criação, reprodução e venda dos alevinos em toda a região Oeste do Estado.
O vereador Agne explica que o local foi cedido pelo município ao IBAMA em 1985, e o órgão explorou o espaço por cerca de 20 anos. “Foi uma estação de piscicultura modelo para o Brasil, mas faz 12 anos que o Ibama deixou de administrá-la”. Por isso, o pedido é para que o órgão possa reverter a cessão de espaço ao município e, dessa forma, possa ser administrado para promover a agricultura.
A moção ainda lembra que com a possível reversão, a Prefeitura poderá criar alevinos considerados nativos na região para repovoar açudes, lagos e a bacia do rio Uruguai e seus afluentes. “A piscicultura também ajuda a levar alimentos mais saudáveis na mesa das famílias, bem como o cultivo equilibrado e acompanhamento profissional”, destaca o vereador.
O documento será encaminhado ao prefeito João Rodrigues (PSD), ao superintendente do IBAMA em Santa Catarina, Glauco Filho e ao presidente do IBAMA, Eduardo Fortunato Bim.
Notícias Vereador pede reativação da Estação de Piscicultura de Chapecó