CHAPECÓ
Início Geral Vereador sugere câmeras operacionais portáteis para a Guarda Municipal de Chapecó

Vereador sugere câmeras operacionais portáteis para a Guarda Municipal de Chapecó

8523

Com o propósito de oferecer mais segurança e proteção ao trabalho da Guarda Municipal de Chapecó e melhorar a eficiência nos atendimentos realizados, a Câmara Municipal de Chapecó, aprovou Moção de Apelo, que será encaminhada à Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade. O documento de autoria do vereador César Valduga (PC do B), solicita aquisição de câmeras de segurança a serem acopladas no uniforme dos agentes da Guarda Municipal.

De acordo com a Moção de Apelo, as Câmeras Operacionais Portáteis – COP, de uso individual, trazem inúmeros benefícios para os agentes públicos e para a sociedade. “Em um primeiro momento, seus registros são uma prova documental altamente confiável, contribuindo aos agentes em seus procedimentos administrativos e ao Poder Judiciário para emitir suas sentenças”, explica Valduga.

O documento aprovado em plenário, ainda traz um levantamento do Departamento de Polícia de Mesa, Arizona, Estados Unidos, que conduziu estudo acerca dos efeitos do uso das câmeras operacionais portáteis e constatou: redução de 40% nas reclamações/denúncias e redução de 75% no uso da força. Aos agentes, as câmeras trazem efeitos colaterais extremamente positivos, como: aprimoramento profissional, afirmação da cultura profissional, fortalecimento da disciplina e transparência e legitimidade.

O vereador ainda relata que a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Florianópolis, possui posição favorável e que a casa legislativa da capital aponta para o mesmo sentido apresentando projeto de lei que incorpora as COP aos equipamentos de Proteção Individual dos agentes da Guarda Municipal de Florianópolis.