CHAPECÓ
Destaques Vereadora Marcilei Vignatti recebe retorno que Centro de Reabilitação Físico e Intelectual...

Vereadora Marcilei Vignatti recebe retorno que Centro de Reabilitação Físico e Intelectual em Chapecó é prioridade

9090

Chapecó é prioridade para instalação do Centro de Reabilitação Físico e Intelectual. Esse foi o retorno que a vereadora Marcilei Vignatti (PSB) recebeu da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa ao buscar informações e apoio para que esse centro se torne realidade para atender a região oeste.

A comissão teve esse retorno em ofício da Secretaria de Estado da Saúde.“A macrorregião do Grande Oeste, através das deliberações, aprovaram a revisão do PAR, onde na planilha de pleitos está a construção, aquisição de equipamentos e habilitação de um CER IV em Chapecó, incluindo atendimento a todos os tipos de deficiência, inclusive física e intelectual”. Também foi informado que o “pleito já está no Ministério da Saúde, sendo a Região de Chapecó elencada como prioridade 01, e já está aberto no Sistema SAIPS para que o Gestor Municipal de Chapecó cadastre a proposta”, informa o parecer 21/21 da Secretaria de Estado da Saúde.

A vereadora Marcilei Vignatti iniciou o debate em torno da necessidade de implantação do Centro de Reabilitação, após receber o relato de pacientes e de profissionais da saúde sobre a importância de ter um centro especializado em reabilitação, que ofereça em um só lugar, serviços multiprofissionais composto por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos habilitados e capazes de atender essa demanda. As regiões Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis já oferecem esses serviços.

Na defesa dessa implantação, Marcilei ouviu os médicos da área, propôs e coordenou Reunião de Trabalho na Câmara Municipal de Chapecó com a presença do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro; reunião com o presidente da Comissão de Saúde e com o coordenador da Bancada do Oeste da Alesc; fez visita técnica ao Centro Catarinense de Reabilitação Físico em Florianópolis e está articulando apoio de parlamentares e sociedade.“Em muitos casos os nossos pacientes precisam buscar reabilitação em outras regiões do Estado, a região Oeste merece esse centro de reabilitação para ter mais agilidade e maiores possibilidades de reabilitação. Sabemos que as clínicas conveniadas oferecem um trabalho de excelência, mas a implantação de um centro de reabilitação oportunizará um tratamento mais próximo e multiprofissional”, afirma Marcilei.

Assessoria de Comunicação
Secured By miniOrange