CHAPECÓ
Geral Vereadores de Chapecó apelam por credenciamento do serviço de cardiologia do HRO

Vereadores de Chapecó apelam por credenciamento do serviço de cardiologia do HRO

8651

Os vereadores de Chapecó se uniram por uma causa muito importante para todos os usuários do Sistema Único Saúde (SUS). Apesar do Hospital Regional do Oeste (HRO) ter toda a estrutura de equipamentos e de profissionais capacitados, a instituição não é credenciada para atender alta complexidade em cardiologia. Em função disso, os parlamentares do município formalizaram um apelo para que os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SC) se manifestem favorável ao credenciamento. A reunião dos técnicos, acontece nesta quarta-feira (08), em Florianópolis.

A única instituição autorizada a prestar o serviço de alta complexidade em cardiologia no oeste catarinense, está localizada em Xanxerê. Os vereadores de Chapecó entendem que o HRO também tem todas as possibilidades de ser credenciado pelo SUS. “Os atendimentos seriam ampliados, e desafogaria a grande demanda concentrada no município vizinho”, lembrou o presidente da Câmara, João Marques Rosa (PSL).

Os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite – Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, estarão reunidos no próximo dia 08 de dezembro (quarta-feira), para tratar de assuntos técnicos envolvendo serviços de saúde de interesse de Chapecó. “Se esses profissionais se manifestarem a favor do credenciamento, será a conquista da primeira fase. Após isso, o assunto será definido no Ministério da Saúde”, complementa João Marques, que também acompanhará presencialmente a reunião.

O credenciamento do HRO para alta complexidade em cardiologia, permitirá a realização de serviços de hemodinâmica, diagnósticos e procedimentos terapêuticos, por meio de exames como cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana, angiografia renal, aortografia/vasos da base e periféricos, valvoplastia pulmonar e renal.