Os vereadores de Chapecó se uniram por uma causa muito importante para todos os usuários do Sistema Único Saúde (SUS). Apesar do Hospital Regional do Oeste (HRO) ter toda a estrutura de equipamentos e de profissionais capacitados, a instituição não é credenciada para atender alta complexidade em cardiologia. Em função disso, os parlamentares do município formalizaram um apelo para que os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SC) se manifestem favorável ao credenciamento. A reunião dos técnicos, acontece nesta quarta-feira (08), em Florianópolis.
A única instituição autorizada a prestar o serviço de alta complexidade em cardiologia no oeste catarinense, está localizada em Xanxerê. Os vereadores de Chapecó entendem que o HRO também tem todas as possibilidades de ser credenciado pelo SUS. “Os atendimentos seriam ampliados, e desafogaria a grande demanda concentrada no município vizinho”, lembrou o presidente da Câmara, João Marques Rosa (PSL).
Os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite – Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, estarão reunidos no próximo dia 08 de dezembro (quarta-feira), para tratar de assuntos técnicos envolvendo serviços de saúde de interesse de Chapecó. “Se esses profissionais se manifestarem a favor do credenciamento, será a conquista da primeira fase. Após isso, o assunto será definido no Ministério da Saúde”, complementa João Marques, que também acompanhará presencialmente a reunião.
O credenciamento do HRO para alta complexidade em cardiologia, permitirá a realização de serviços de hemodinâmica, diagnósticos e procedimentos terapêuticos, por meio de exames como cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana, angiografia renal, aortografia/vasos da base e periféricos, valvoplastia pulmonar e renal.