CHAPECÓ
Início Geral Vereadores recebem representantes da Segurança Pública para falar sobre videomonitoramento

Vereadores recebem representantes da Segurança Pública para falar sobre videomonitoramento

9643

Com a justificativa de aprofundar conhecimento sobre os serviços de videomonitoramento em Chapecó, a Câmara de Vereadores recebeu em sessão ordinária desta terça-feira (06), representantes da Polícia Militar e da Defesa do Cidadão e Mobilidade. O encontro aconteceu por iniciativa de requerimento aprovado do vereador André Kovaleski (PL).

Compareceram na reunião plenária, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Ademir Barcarollo e o diretor de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Clóvis Leuze. Os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento das câmeras, quantidade, localização e a forma de fiscalização.

Ademir Barcarollo explicou que o sistema de videomonitoramento foi implantado em 2010 em Chapecó. Relatou que no início da implantação a avaliação era muito positiva, já que as câmeras representavam economia de efetivo policial nas ruas. “Porém, no ano de 2018 houve um problema no contrato com a empresa responsável pela manutenção e várias deixaram de funcionar. O problema foi resolvido ano passado com novo contrato”, explicou. Ainda de acordo com o comandante, a PM monitora o município com 186 câmeras.

Já o diretor de Defesa do Cidadão e Mobilidade, afirmou que a prefeitura conta com 174 câmeras. Leuze contou que o videomonitoramento tem a função inicial de fiscalizar o trânsito, mas que o sistema já auxilia muito a segurança pública de Chapecó. “Além das câmeras, os equipamentos instalados em furões e lombadas eletrônicas auxiliam em todo o processo. A possibilidade de identificar as placas de veículos também ajuda os guardas municipais em possíveis crimes cometidos”, destacou.

O vereador André Kovaleski disse que o encontro foi produtivo para esclarecer todo o sistema operacional do videomonitoramento em Chapecó. “Esse tipo de serviço precisa ser valorizado e fiscalizado para o bom combate à violência em nosso município”.