CHAPECÓ
Educação Vice-Reitor da UFFS é escolhido para receber o Prêmio Baviera de Proteção...

Vice-Reitor da UFFS é escolhido para receber o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020

8644

Por aprovação unânime na Assembleia Geral do BUND Naturschutz in Bayern e.V. (Associação de Proteção Ambiental da Baviera), a maior organização ambiental da Alemanha, o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, foi escolhido para receber o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020, sendo o primeiro brasileiro a receber essa premiação.

A escolha do vice-reitor foi, segundo a Associação, pelos seus serviços prestados à proteção ambiental em nível mundial, por uma agricultura livre de transgênicos, pelo seu engajamento social pelos direitos dos pequenos agricultores, indígenas e sem-terra e por uma pesquisa científica independente, que merecem o nível mais elevado de respeito e devem ser reconhecidos através da mais alta condecoração.

Segundo Andrioli, o prêmio concedido é em favor da luta travada há muito tempo, em especial, na Alemanha, com o livro, que ficou famoso lá, chamado “Transgênicos, as sementes do mal: a silenciosa contaminação dos solos e alimentos”. O livro foi importante instrumento para que os agricultores pudessem entender o que significava o milho transgênico, na época em que ele ainda estava em discussão e, logo em seguida, acabou sendo proibido pelo governo da Angela Merkel. “Foi por essa base teórica que eu tive a oportunidade de desenvolver na Alemanha, a partir do meu doutorado, e depois foi popularizada através do livro que ficou entre os dez mais vendidos sobre esse tema”, explicou.

Além disso, o prêmio também destaca a luta por uma pesquisa científica independente. “Muitas vezes as pesquisas são realizadas, mesmo em institutos públicos, mas com financiamento privado, que condiciona, em boa parte, a pesquisa e a divulgação de seus resultados. Lutamos por uma ciência cidadã, onde as pessoas possam participar ativamente da construção do conhecimento e isso se materializa na construção da nossa UFFS, com seus seis campi, cursos com ênfases em agroecologia, energias renováveis, economia solidária, saúde coletiva, soberania alimentar e nutricional, enfim todas as causas que abraçamos com essa Universidade”, afirmou.

Para o vice-reitor, é motivo de felicidade ter sido contemplado pela assembleia dos delegados e que junto com a premiação o coloca na condição de membro de honra junto aos demais que já receberam essa premiação desde 2008. “É um reconhecimento de um trabalho de mais de 15 anos, sendo que a cada ano, a cada dois anos, no máximo, sempre tenho ido para a Alemanha e trabalhado muito lá, em especial, com os consumidores, mas também com os agricultores, e que lá não querem agrotóxicos e não querem transgênicos na sua comida. Então essa é a grande causa que leva esse prêmio, é a causa que defendemos e fico feliz de ser mais um nesse mundo que luta dentro da academia, dentro da Universidade para que o conhecimento científico possa contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

BUND

O BUND Naturschutz in Bayern e.V. (Associação de Proteção Ambiental da Baviera) é, com cerca de 235.000 associados, a maior associação estadual do BUND – Friends of the Earth Germany e, seguindo a deliberação da sua Assembleia de Delegados, concede anualmente a sua mais alta condecoração, o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental, com a condição de Membro de Honra a meritórias personalidades.

A premiação em 2020 acontecerá em Munique, na Alemanha

Secured By miniOrange