CHAPECÓ

    Workshop debate o turismo regional como fonte econômica

    21

    Chapecó/SC – Desenvolver o turismo no Oeste é um dos focos atuais para movimentar a economia regional.  Abordando o assunto, o Sebrae realizou o workshop “Turismo inteligente e cenário econômico para os pequenos negócios”, conduzido pelo ex-presidente do Sebrae Nacional e ex-ministro do Turismo Luiz Barretto, no último fim de semana, em Chapecó. A iniciativa integrou um ciclo de palestras que iniciou em abril, percorrendo várias cidades do Estado.

    Ao apresentar os principais dados de viagens e turismo, Barreto destacou que o segmento representou US$ 163 bilhões do PIB do setor em 2017, gerou 6,5 milhões de empregos diretos e indiretos e obteve 7% de crescimento em relação ao ano de 2016. Além disso, falou sobre a reação de melhoria em outros aspectos apontando crescimento de 4% nos desembarques internacionais, aumento de 2% nos nacionais e queda de 3,5% nos gastos de turistas no Brasil, após o impacto positivo da Rio 2016.

    O palestrante também fez uma análise do cenário atual do turismo no Brasil e no mundo, destacando que o panorama é de leve recuperação. “A primeira notícia é que saímos do fundo do poço, temos indicativos de que houve melhoria de maneira geral no Brasil e, no caso de Santa Catarina, esse é um segmento forte que representa 13% da economia. O Estado tem expressão na indústria, na agricultura, no turismo, é um polo exportador e tecnológico”.

    O turismo na era digital também foi um dos focos, principalmente as mudanças de comportamento dos turistas, demanda por informações cada vez mais rápidas, os dispositivos móveis, os modelos de negócios e os diferencias das empresas do segmento que estão se destacando nessa área. Na visão do palestrante, o fundamental não é somente trabalhar a conjuntura do turismo e a economia do país, mas também o novo perfil que o turista apresenta com todas as mudanças tecnológicas.

    Matéria CH News/Chapecó Online/ Roberto Lorenzon
    Secured By miniOrange