CHAPECÓ
Início Notícias Xaxim assina parceria com o Sesc para melhorar a saúde da mulher

Xaxim assina parceria com o Sesc para melhorar a saúde da mulher

45
Divulgação/Assessoria

Com o objetivo de promover a saúde preventiva e oferecer projetos gratuitos que proporcionem saúde e qualidade de vida aos munícipes de Xaxim, o Prefeito, Lírio Dagort, assinou, na última semana, contrato de parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), para o desenvolvimento do Projeto Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II.

Este é o segundo ano consecutivo que o município receberá o projeto, que tem a finalidade de oferecer exames de mamografia digital e Papanicolau para rastrear e prevenir o câncer de mama e de colo de útero das mulheres com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

A unidade será instalada no mês de setembro em Xaxim, na Praça Frei Bruno, iniciará seus atendimentos em 1º de outubro e permanecerá por 47 dias úteis no município. A estimativa é que sejam realizados 1078 exames de mamografia e 1114 exames Papanicolau, além de mais de 2.000 atendimentos em educação em saúde.

O Secretário Municipal de Saúde, que esteve presente na assinatura, Davi Provenzi Machado destacou que “a demanda de mamografias do município é de aproximadamente 600 exames e, com a vinda da unidade móvel Sesc Saúde Mulher II, a fila de espera novamente será zerada no município”, ressaltou.

Durante o período em que a carreta permanecer no município serão oferecidos exames de mamografia para mulheres com a faixa etária de 40 a 69 anos e exames de Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos e, ainda, para aquelas fora da faixa etária que possuírem histórico familiar ou requisição médica.  As ações de educação em saúde serão desenvolvidas para toda a comunidade xaxinense.